Turnês mundiais



A história da Bad TourDangerous Tour, e da 
History Tour

Bad World Tour

O primeiro foi o Bad World Tour, que teve patrocínio pela Pepsi. Ela se iniciou em Tóquio, em 12 de dezembro de 1987 e terminou em 27 de janeiro de 1989, visitando a Oceania, Europa, América e Ásia. Essa foi a turnê que levou um total de 4,5 milhões de pessoas, fazendo da Bad Tour a maior turnê mais rentável e de maior audiência de todos os tempos, segundo o Guiness Book.

Primeiramente, Michael fez muito sucesso com seu disco no Japão. Então, como parte do Bad Tour, estava a Bad Japan Tour
Quando viajou para lá apresentar, ainda como primeira parte da turnê, Michael reuniu-se com o então prefeito da cidade para receber a Chave da Cidade. E ele ainda levou o Bubbles xD
O público total dos 14 primeiros shows pelo Japão (1987) foi de 450 mil pessoas. Após esses 14 concertos, a turnê foi até a Austrália fazer um total de 5 apresentações. Foi lá em Sydney que Stevie Wonder fez uma aparição surpresa a um concerto para cantar "Just Good Friends" (Bad).

Resultado de imagem para bad tour
Para a segunda parte da turnê, Mike mudou seu figurino trocado pela famosa camisa de prata com cinta preta (e etc!). Durantes Janeiro e início de fevereiro de 88, Michael e sua equipe ensaiaram para os shows da primeira etapa norte-americana Bad Tour, agendada para 23 de fevereiro do mesmo ano, sendo os primeiros shows dele nos EUA como um artista solo. Lá, foi apresentados concertos com variadas músicas, entre elas "They Way You Make Me Feel", "I Just Cant Stop Loving You" e "Man in the Mirror". 

Deixando os EUA, Bad seguiu para a Europa. Foi lá que ocorreu o show mais conhecido da turnê, ocorrido no Estádio de Wembley em Londres, pela qual entrou mais uma vez para o Guiness Book. 
O legal foi que em um concerto no em Leeds (Reino Unido) Michael apresentou bem no dia de seu aniversário, no dia 29.08.88. Os mais de 100 mil fãs presentes no show cantaram Happy Birthday to You. Após de finalizada a Bad European Tour, a turnê seguiu novamente para os EUA, terminando em 27 de janeiro de 1989, na Califórnia.




Dangerous World Tour


Dangerous World Tour (ou Heal the World Tour) foi a segunda turnê mundial em carreira solo e Michael Jackson. Patrocinada pela Pepsi, a turnê tinha como objetivo divulgar o novo álbum da época e arrecadar fundos para o Heal the World Fundation. A Dangerous Tour iniciou-se na Alemanha, em 27 de junho de 1992 e terminou no México, em 11 de Novembro de 1993. 

Foi visitada a Europa, a Ásia e a América Latina, para um público de 3,5 milhões de pessoas, fazendo dessa turnê a maior de arrecadação e de segunda maior público em todos os tempos. Essa foi a única turnê de Mike que passou pelo Brasil, nos dias 15 e 17 de outubro de 93 no estádio do Morumbi. A turnê incorporou várias ilusões de palco. 

Na primeira etapa, a transição de "Thriller" para "Billie Jean" era um truque de ilusionismo. O figurino de Mike era uma roupa dourada que cobria todo o tronco do cantor, utilizada durante quase todo o show a partir da performance de "Wanna Be Startin' Somethin'". O set list original da 1ªetapa incluiu canções como "The Way You Make Me Feel" e "Bad". Jackson vendeu os direitos de filmagens (para a MTV gravar show para que fosse apresentados num programa intitulado Dangerous Diary) de seu concerto em Bucareste. 

O concerto foi transmitido ao vivo, e mais tarde, recebeu a maior audiência da história a cabo, em que foi homenageado com um prêmio CableACE Award, em 1994.  Em 2005 o concerto foi lançado em DVD como parte da Ultimate Collection, e no ano seguinte, um DVD separado conhecido como Live in Bucharest: The Dangerous Tour. Em 31.12.92, durante o concerto de Ano Novo em Tóquio, Slash fez uma aparição especial para a performance de "Black or White".

A segunda parte teve início em 24 de agosto de 93. No dia 29, seu aniversário, Michael se apresentou para 47 mil pessoas em Cingapura, e os fãs cantaram Happy Birthday To You, parabenizando-o.
Durante sua visita a Moscou (setembro), Mike imaginou e escreveu "Stranger in Moscow", lançado no álbum History (1995). 
A turnê finalizou em 11 de novembro no México.  




History World Tour

A History World Tour foi a terceira e última turnê mundial de Michael Jackson, em suporte de seu nono álbum solo, History (1995). Foi de 7 de setembro de 1996 a 15 de outubro de 1997.

A turnê iniciou na República Tcheca, e se encerrou na África do Sul. Ela visitou a África, América, Ásia, Europa e Oceania, levando mais de 4,5 milhões de pessoas, que por entanto, é reconhecida como a turnê de maior arrecadação por um artista masculino solo de todos os tempos, além de ter sido a segunda turnê com maior público e a segunda com maior arrecadação bruta da história, foi a segunda turnê de maior pública da carreira de Michael (superada apenas pela Bad Tour).

Em sua primeira Parte, Jackson começou a turnê em Praga, África e Austrália. Mike realizou apenas 2 concertos na América do Norte em 96.
Em sua segunda parte, a turnê começou em 31 de maio de 97 na Alemanha. Michael realizou um concerto no Estádio Parken, no dia de seu aniversário de 39 anos com 50 mil pessoas. Logo foi presenteado com bolo de aniversário surpresa e fogos de artifício no palco antes do Jackson 5 Medley.

Começando com o concerto de 3 de setembro, vários concertos finais começaram com Michael cantam "Smile" de Charlie Chaplin, sendo reproduzida a imagem da Princesa Diana no telão de algumas partes do show.
Logo apos esses dias, a History World Tour foi finalizada dia 15 de outubro de 1997, na República Tcheca.



Comentários

Posts mais visitados

Jô Soares entrevista Rodrigo Teaser

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Curiosidades Beat It